8. Conteúdo do cartão SD
Esta seção descreve quais tipos de arquivos o Song Meter Micro 2 salva em seu cartão SD, como eles são organizados e quais tipos de informações eles contêm.
Nome do volume do cartão SD
A partir da versão 4.4 do firmware, a formatação de um cartão SD usando o Song Meter Micro 2 renomeia o cartão com os primeiros 11 caracteres do nome do gravador.
Um cartão ainda pode ser usado mesmo que tenha um nome diferente. Se você reformatar o cartão usando o método da SD Association ferramenta de formatação, você pode atribuir um nome personalizado durante o processo de formatação ou usar seu computador para renomear o cartão após a formatação.
Convenções de nomes de arquivos
Os arquivos salvos pelo Song Meter Micro 2 usam nomes de arquivo que identificam qual gravador produziu cada arquivo e quando ele foi salvo.
Recorder Name (Nome do gravador)
Arquivos de áudio, arquivos de resumo, arquivos de diagnóstico e arquivos de configuração exportados começam com o Nome do Gravador. Por padrão, o Nome do Gravador é o número de série do gravador, mas isso pode ser alterado no Editor de Configurações quando emparelhado com um gravador.
Date and Time (Data e hora)
Os nomes dos arquivos de áudio e de diagnóstico incluem a data e a hora do dia em que cada arquivo foi produzido, de acordo com o fuso horário definido no gravador para essa implantação. Para arquivos de áudio, isso marca a data e a hora do dia em que o arquivo de áudio começou. O formato usado é YYYYMMDD_hhmmss.
Por exemplo, um arquivo de áudio chamado WALDEN_20240601_140505.wav foi salvo por um gravador com o nome WALDEN e começou a ser gravado em 1º de junho de 2024 às 14:05:05, ou cinco segundos depois das 2:05 PM.
Organização do cartão SD
O Song Meter Micro 2 salva todos os arquivos que não são de áudio no nível superior do cartão SD, o que significa que eles não são colocados em uma pasta dentro do cartão. Esses arquivos que não são de áudio incluem:
Arquivo de resumo (
[NOME DO GRAVADOR]_Summary.txt).Arquivo de diagnóstico (
[NOME DO GRAVADOR]_[DATA]_[HORA].minidiags).
Todos os arquivos de áudio são salvos em uma pasta chamada Data.
Arquivos de áudio
Esta seção aborda os tipos de gravações de áudio que o Song Meter Micro 2 salva no cartão SD e quais metadados estão incluídos nessas gravações.
Arquivos de gravação de espectro total
As gravações acústicas são salvas como arquivos .wav. Esse é um formato de áudio não compactado que é amplamente suportado em vários tipos de software de reprodução e análise de áudio. Nós nos referimos a esse tipo de gravação de áudio como espectro total para distingui-lo das formas mais limitadas e especializadas de dados de áudio gravados que às vezes são usados na gravação de ultrassom.
Arquivos de espectro total gravam áudio de todas as frequências até a metade da taxa de amostragem. Os arquivos de áudio mais comuns, como músicas ou gravações de voz, são arquivos de espectro total. Se você abrir um arquivo de espectro completo no Kaleidoscope Pro ou em outro visualizador de espectrograma, poderá ver todos os componentes do arquivo de áudio no espectro de frequência gravado.
Metadados de arquivo WAV
Metadados são informações adicionais incorporadas em cada gravação junto com o áudio gravado. O Song Meter Micro 2 salva os metadados no formato GUANO aberto. O software que suporta o formato GUANO pode visualizar esses campos de metadados. O software de análise de som Kaleidoscope Pro pode exibir esses campos com ou sem uma licença paga. Consulte Campos de metadados GUANO para obter uma lista dos campos de metadados incluídos nesse formato.
Metadados adicionais
Os arquivos .wav de espectro completo incluem metadados adicionais não mostrados nos campos GUANO. Se você abrir uma gravação .wav a partir de um Song Meter Micro 2 no configurador Mini/Micro do desktop, o programa exibirá todas as configurações e parâmetros de programação que foram programados no gravador que produziu a gravação.
Compressão de arquivos WAV de espectro total
Usando o software de análise de som Kaleidoscope Pro, você pode compactar o tamanho dos arquivos .wav usando um formato especial chamado W4V. W4V é um formato de compressão desenvolvido pela Wildlife Acoustics especificamente para gravações bioacústicas. Ele foi projetado para reduzir o tamanho do arquivo sem alterar nenhum conteúdo vital da gravação que possa ser usado para identificação de espécies ou tarefas de análise semelhantes. Dependendo das configurações de compactação, os tamanhos dos arquivos podem ser reduzidos em 50 a 75%. Os arquivos compactados em W4V são salvos com uma extensão .w4v.
A desvantagem desse formato é que o nível de ruído da gravação aumenta. Dependendo do nível de ruído de fundo da gravação original, esse aumento do nível de ruído pode não ter um efeito prático em sua análise ou até mesmo ser perceptível. No entanto, não é recomendado para aplicações que envolvam medição precisa dos níveis de ruído ambiente.
O Kaleidoscope Pro pode ser usado com ou sem uma licença paga para converter em ambas as direções entre arquivos .wav e .w4v. Observe que os níveis de ruído aumentados produzidos pela compressão W4V permanecerão se o arquivo for convertido de volta para o formato .wav.
Campos de metadados GUANO
Os arquivos .wav de espectro completo salvos pelo Song Meter Micro 2 incluem os seguintes campos GUANO:
Firmware version (Versão do firmware): versão do firmware instalada no gravador no momento da gravação.
Length (Duração): duração do arquivo de áudio em segundos.
Loc Position (Posição de localização): latitude e longitude salvas no gravador no momento da gravação.
Make (Fabricação): fabricante do gravador (Wildlife Acoustics, Inc.).
Model (Modelo): nome do modelo do gravador.
Original Filename (Nome do arquivo original): nome do arquivo da gravação conforme salvo originalmente no cartão SD pelo Song Meter Micro 2. Esse campo de metadados permanecerá mesmo se o nome do arquivo for editado posteriormente.
Sample rate (Taxa de amostragem): taxa de amostragem da gravação em hertz (consulte Sample Rate (Taxa de amostragem)).
Serial (Série): número de série do gravador.
Temperature Int (Temperatura interna): leitura do sensor de temperatura interna do gravador em graus Celsius no momento da gravação.
Timestamp (Carimbo de Tempo): data e hora em que a gravação começou. Esse campo também salva o deslocamento UTC que foi definido na Tela Location and Time Zone (Localização e fuso horário) do gravador.
WA|Song Meter|Configurações de áudio: conjunto de configurações de áudio usadas pelo gravador:
rate (taxa): dobro do valor dos metadados de Samplerate (taxa de amostragem).
gain (ganho): configuração de ganho usada pelo gravador, em decibéis. Consulte Ganho.
WA|Song Meter|Prefixo: nome personalizado do gravador para o Song Meter Micro 2.
Arquivo de resumo
Sempre que o Song Meter Micro 2 executa uma programação de gravação, ele grava um registro em execução de informações básicas de status em um arquivo de texto resumido em seu cartão SD. O nome desse arquivo está formatado como [NOME DO GRAVADOR]_Summary.txt.
Uma nova linha é gravada no arquivo de resumo a cada minuto em que o Song Meter Micro 2 está ativo e gravando. Cada linha de texto é dividida por vírgulas em campos de dados, com cabeçalhos de coluna listados na primeira linha do arquivo. O arquivo de resumo pode ser convertido em um arquivo de valores separados por vírgula (.csv) e importado para um processador de planilhas.
Dica
Em todo o arquivo de resumo, você pode ver a linha do cabeçalho (normalmente a primeira linha do arquivo) se repetir. Cada instância da linha do cabeçalho indica que o gravador foi ligado e começou a executar sua programação. Isso pode ocorrer se o gravador for desligado manualmente e ligado novamente, se as baterias falharem momentaneamente ao atingirem o fim de sua vida útil ou se o gravador for reinicializado em resposta a algum outro problema.
Colunas do arquivo de resumo
O arquivo de resumo inclui os seguintes dados, organizados em colunas separadas por vírgulas:
DATE (DATA) | Indica a data em que cada linha foi gravada no arquivo de resumo. |
TIME (HORÁRIO) | Indica o horário do dia em que cada linha foi gravada no arquivo de resumo. |
LAT (LATITUDE) | Indica o valor numérico da coordenada de latitude salva na Tela Location and Time Zone (Localização e fuso horário) do gravador. |
NS (Norte/Sul) | Indica se a coordenada de latitude está ao norte ou ao sul do equador. Um valor N indica uma latitude norte e um valor S indica uma latitude sul. |
LON (LONGITUDE) | Indica o valor numérico da coordenada de longitude salva na Tela Location and Time Zone (Localização e fuso horário) do gravador. |
EW (LESTE/OESTE) | Indica se a coordenada de longitude está a leste ou oeste do meridiano principal. Um valor E indica uma longitude leste e um valor W indica uma longitude oeste. |
POWER(V) (ENERGIA) | Indica a tensão medida das baterias do Song Meter Micro 2, em volts. |
#FILES | Indica o número de arquivos .wav de espectro total que terminaram a gravação durante o minuto anterior. |
Arquivos de diagnóstico
Os arquivos de diagnóstico são nomeados com o formato [NOME DO GRAVADOR]_[DATA]_[HORA].minidiags. Esses arquivos salvam uma cópia das configurações do gravador, bem como informações adicionais de status e um registro do que o gravador estava fazendo antes da geração do arquivo de diagnóstico.
A maioria dessas informações só é visível usando ferramentas especiais que a equipe de suporte e os engenheiros da Wildlife Acoustics usam durante a solução de problemas, mas você pode ver as configurações que foram usadas pelo gravador abrindo um arquivo .minidiags no software configurador Mini/Micro para desktop.
Os arquivos de diagnóstico podem ser salvos no cartão SD do gravador ou gerados pelo aplicativo Song Meter Configurator em algumas circunstâncias.
Geração manual de diagnósticos
É possível exportar um arquivo de diagnóstico do aplicativo Song Meter Configurator diretamente para um e-mail de saída, sem salvar o arquivo no cartão SD. Consulte Enviar diagnóstico por e-mail para a Wildlife Acoustics para obter as instruções completas.
Geralmente, não é necessário exportar manualmente um arquivo de diagnóstico, a menos que um representante do suporte da Wildlife Acoustics solicite um. Para alguns tipos de solução de problemas, um arquivo de diagnóstico pode ajudar a identificar certos problemas, mas geralmente um arquivo de diagnóstico só é útil quando o suporte entende o contexto mais amplo do problema que você possa estar vendo.
Geração automática de diagnósticos
Se ocorrer uma reinicialização repentina do Song Meter Micro 2, ele salvará um arquivo de diagnóstico no cartão SD assim que for ligado. A data e a hora no nome do arquivo.minidiags indicam a hora em que o arquivo foi gerado.
Às vezes, as reinicializações e os arquivos de diagnóstico que elas produzem podem indicar um problema persistente com o Song Meter Micro 2. No entanto, existem várias causas comuns que geram arquivos de diagnóstico automático que não indicam necessariamente um problema persistente com seu gravador, incluindo:
Reinicialização forçada manual
Se você retirar as baterias do gravador sem colocar a chave em (desligado) e, em seguida, reinseri-las rapidamente, o Song Meter Micro 2 interpretará isso como uma reinicialização inesperada e gerará um arquivo de diagnóstico.
Baterias fracas
Se as baterias forem usadas em toda a sua vida útil, elas podem chegar a um ponto em que mal conseguem manter o Song Meter Micro 2 ligado. Nesse ponto, pequenas flutuações no consumo de energia podem fazer com que a tensão da bateria caia, fazendo com que o gravador desligue inesperadamente.
O Song Meter Micro 2 tentará se desligar de forma limpa antes que as baterias cheguem a esse ponto, mas esse desligamento é baseado no comportamento típico das baterias de íons de lítio 18650 e das baterias AA alcalinas. Se você usar tipos alternativos de bateria, como baterias AA NiMH ou Energizer® Ultimate LithiumTM, o gravador terá maior probabilidade de gerar arquivos de diagnóstico no final da vida útil das baterias.
Análise de suas gravações
As gravações produzidas pelo Song Meter Micro 2 são compatíveis com o software de análise de som Kaleidoscope Pro da Wildlife Acoustics e com uma ampla variedade de outros softwares de análise, processamento e edição de áudio.
![]() |
Kaleidoscope Lite
O Kaleidoscope Lite é a versão gratuita do nosso software profissional de análise de som, o Kaleidoscope Pro. No Kaleidoscope Lite, você pode realizar muitas funções úteis com suas gravações:
Separar sons distintos dos períodos de silêncio. Gerar uma tabela de ocorrências de som e adicionar notas em cada entrada de som.
Visualizar suas gravações como espectrogramas.
Ouvir suas gravações com opções para alterar o tom de reprodução e filtragem de passagem de banda.
Converter gravações entre formatos.
Kaleidoscope Lite e Kaleidoscope Pro são o mesmo software, que pode ser baixado gratuitamente em nosso site: wildlifeacoustics.com/account/downloads. Por padrão, somente os recursos do Kaleidoscope Lite estão habilitados e você pode usar o software pelo tempo que quiser. Você pode encontrar tutoriais em vídeo sobre os recursos disponíveis no Kaleidoscope Lite em nosso site.
Kaleidoscope Pro
O software de análise de som Kaleidoscope Pro permite que você classifique, rotule e identifique rapidamente cantos de pássaros, coaxar de sapos, ecolocalizações de morcegos e muito mais em semanas, meses ou até anos de gravações. Esteja você realizando inventário de espécies, levantamentos de presença/ausência, detecção de espécies ameaçadas ou monitoramento da integridade do habitat, o Kaleidoscope Pro minimiza significativamente o tempo necessário para encontrar o que você está procurando. Faça o download na página de downloads do nosso site e solicite um teste de duas semanas do conjunto completo de recursos na página de teste do Kaleidoscope Pro.
Software de terceiros
O Song Meter Micro 2 cria arquivos .wav padrão que podem ser abertos com a maioria dos aplicativos de edição e análise de áudio. O aplicativo de áudio deve suportar a taxa de amostragem do arquivo gravado.
